Um estudo publicado em um jornal de medicina dos Estados Unidos, mostrou que pacientes que receberam tratamento de acupuntura, juntamente com aconselhamento médico, são mais propensos a terem testes negativos de cocaína do que os pacientes que não fizeram o tratamento.

Arthur Margolin, um dos pesquisadores, disse que o estudo mostra que terapias alternativas podem ser feitas juntamente com os outros tratamentos contra o vício.

Dentre os pacientes estudados, 53,8% dos que receberam o tratamento com acupuntura estavam livres da droga durante a última semana de tratamento. Um resultado muito bom, se comparado com os dois grupos de controle que apresentaram 23,5 e 9,1% de pacientes livres da droga.

Além disso, os pacientes que receberam o tratamento com acupuntura apresentaram uma maior tolerância à abstinência. O estudo durou oito semanas e contou com a participação de 82 pacientes viciados em cocaína e heroína. Eles receberam consultas particulares e em grupos.

Um grupo recebeu acupuntura auricular, na qual as agulhas são aplicadas nas orelhas, em lugares específicos relacionados ao vício. Um grupo de controle recebeu tratamento em outros pontos da orelha, não relacionados ao vício. Para um terceiro grupo, foram mostrados fitas de vídeos com imagens relaxantes, como cenas da natureza. Segundo Margolin, a acupuntura tem outras vantagens como baixos custos e poucos efeitos colaterais. Ele ressalta que, apesar dos ótimos resultados, a acupuntura, assim como outros ramos da medicina natural, precisam de mais estudos para poderem ser melhor utilizadas.

Por Dr.Glaucio_Costa_Oliveira
Ginecologista_Obstetra_Acupunturista
Planeta Natural
jornalismo@planetanatural.com.br – www.planetanatural.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *