Vou falar das características principais do elemento Yin, por mais que tente compreender a essência total de cada elemento, e este faz parte de variações, poderia eu escrever milhões de textos sobre eles.
No caráter de observação, o Yin, faz parte, em maio ou menor grau, da vida de cada pessoa.
Yin no Universo significa a matéria mais densa e quanto mais densa, mai Yang, pois há espaço entre as moléculas. Bem, voltando ao Yin, ele representa a parte obscura, silenciosa, parte que poucas vezes olhamos para investigar algo, tanto no macrocosmo (universo) quanto no microcosmo (nosso interior). Ele se expressa cola água e seu movimento fluídico de correnteza, tendo influencia para seu movimento através da descida, que estimula sua flexibilidade e velocidade.

Proporciona silencio em excesso medo e em equilíbrio paz.

Quando se manifesta e extremamente notável, pela sutileza, nascer e aflorescer, aparece em força extrema no inverno, se dissipa na primavera, se esconde no verão e reflora-se no outono.
Trabalha nos órgãos densos, proporcionando acumulo e produção das principais energias necessárias para nossa sobrevivência e prazer, em sua plenitude produz o embrião, a vida.
Na diferença entre sexos, materializa-se na mulher, forma elementar de vitalidade e sabedoria, onde o interno, os sentimentos e a vitalidade ela por natureza consegue expressar. Movimentos finos, fortes emoções, sensibilidade, ciclos de produção (ovulação), ciclos de primaveras (maturação hormonal), promotora do lar e de tarefas que demandam atenção, dedicação e amor incondicional.

O Yin encontra-se no meio, no centro, no bombear do coração, no bulbo da planta, na energia de promoção, no cérebro e seu potencial, no buraco negro, no centro da terra, no centro das estrelas, no centro do olhar.
Órgão arvore como pulmão e cerebelo equilibram o equilíbrio, homeostático e de centro organizacional e perceptivo do corpo, no movimento da pelve, na respiração, no ato celestial, na beleza interna.

Yin propõe-se no Maximo de Yang, na rigidez da fragilidade, na vitalidade, na sexualidade, na biologia intrínseca e na camada de ozônio. Fazendo parte de tudo e todos.

Mayra